A história de Monserrate começa em 1540, quando Frei Gaspar Preto mandou edificar uma ermida dedicada à Nossa Senhora de Monserrate em uma propriedade do Hospital de Todos os Santos de Lisboa, onde Gaspar Preto era reitor, e se tornou um local de culto e de produção de géneros agrícolas que se destinam ao consumo do Hospital.
No século XVII, a família Mello e Castro toma adquire a quinta, porém poucos anos depois, em 1755, o terramoto de Lisboa devastou o local, deixando um grande rasto de destruição. Mesmo em mau estado, em 1789 o local é alugado a Gerard de Visme, um comerciante inglês que mandou ali construir um castelo ao estilo neogótico, onde habitou por poucos anos.
Em 1846, depois de ter tido tantos proprietários, arrendatários, tentativas de recuperação e abandonos, Francis Cook, um comerciante inglês e colecionador de arte, se torna o proprietário da Quinta de Monserrate e o 1º Visconde de Monserrate. Ali manda edificar um palácio que combina influências góticas, indianas e sugestões mouriscas. Os motivos exóticos da decoração interior se prolongam harmoniosamente no exterior, que também foi reformulado e transformado num dos mais belos jardins botânicos portugueses.
Constituindo uma das mais notáveis criações paisagísticas do Romantismo em Portugal, o Parque de Monserrate recebeu espécies vindas de todo o mundo, que foram organizadas por áreas geográficas, refletindo as diversas origens das plantas e compondo cenários ao longo de caminhos, por entre ruínas, recantos, lagos e cascatas. Neste cenário paradisíaco, eram passadas as férias de verão da família Cook e organizadas grandes festas.
O Governo Português adquiriu a propriedade e o palácio em 1949 e, uns anos mais tarde, o Parque e Palácio de Monserrate foram classificados como Imóvel de Interesse Público, integrando a Paisagem Cultural de Sintra, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade em 1995.
Hoje o Parque e Palácio de Monserrate é um dos principais pontos turísticos de Portugal e nele é possível realizar eventos, especialmente casamentos. Casar numa obra de arte dessas é possível e mais fácil do que se pode imaginar :)